Violência Doméstica - Quebre esse ciclo


Get 
Adobe Flash player

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tião Simpatia convoca artistas cearenses para dizer não à violência contra as mulheres

Artistas Cearenses se unem pelo fim da Violência contra as Mulheres
No próximo dia 25 de novembro, a Cia Catirina e a Rede de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas da cidade de Fortaleza/CE, representa o Brasil na campanha da Red de Artistas ÚNETE en LAC - Organização das Nações Unidas/ONU em ação ao Dia Internacional da Não-violência contra Mulheres e Meninas com apresentações artísticas, recitais e feiras de cordéis femininos e conta com a participação especial das mulheres cordelistas de Fortaleza com Vânia Freitas, Julie Oliveira e Ivonete Morais Cordelista, As Catirinas com Josy Maria e Luciana Costa e os músicos Tião Simpatia, Edinho Vilas Boas e Tony Morais!

Dia: 25/11
Hora: 17h as 19h
Local: Theatro José de Alencar
Fortaleza - Ceará - Brasil
Entrada Franca.
Arte/design: Helton Oliveira
Realização: Cia Catirina e Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas
Apoio: Red de Artistas ÚNETE en LAC e Theatro José de Alencar
Para saber mais sobre a campanha acesse: http://artistaunete.blogspot.com.br


domingo, 25 de outubro de 2015

Tião Simpatia participa de Seminário Internacional em São Paulo

O cantor e compositor cearense Tião Simpatia participou do Seminário Internacional das Magistrada da América Latina e do Caribe e os Direitos Humanos das Mulheres, realizado em São Paulo nos dias 21 e 22 de outubro, no teatro do Centro Integrado Empresa-Escolas –CIEE.
O evento foi realizado pelo Capítulo Brasileiro International Association of Women Judges (CBIAWJ).


Tião Simpatia se apresentou na abertura do evento (21), com o recital da “Lei Maria da Penha em Cordel”. Em seguida teve a palestra da ativista Maria da Penha (Instituto Maria da Penha) e um painel sobre os “Direitos Humanos das Mulheres” com a Dra. Nadine Gasman (ONU Mulheres Brasil). 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Fortaleza recebe exposição fotográfica e palestra "De Peito Aberto"

Fortaleza recebe exposição fotográfica e palestra "De Peito Aberto"
Evento promove conscientização sobre o câncer de mama e humanização da medicina
Com patrocínio da Avon, através, da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a Exposição Fotográfica e Palestra Interativa “De Peito Aberto - a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, chega a Fortaleza, no Ceará, depois de percorrer várias capitais.

De 10 a 30 de setembro, no Shopping Iguatemi Fortaleza, os visitantes poderão conferir a mostra, resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata mulheres e homens que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.
No dia 29 de setembro, às 18h30, será realizada a Palestra Interativa “De Peito Aberto” no UCI Cinema do Iguatemi Fortaleza, com a presença dos autores, pacientes, amigos, médicos, profissionais de saúde, autoridades locais, patrocinadores e apoiadores. O evento é gratuito e reforça a abordagem humanista do Projeto, convidando a população em geral para se informar e dialogar sobre o tema e assim ajudar a quebrar mitos e paradigmas que envolvem a doença.
O objetivo da mostra é estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama: mais consciente das necessidades de exames regulares, de tratamento imediato, eficaz e humanizado. Durante o período da exposição, monitores acompanharão os visitantes e distribuirão folders sobre a mostra e materiais informativos sobre o câncer de mama elaborados pelo Instituto Avon.
O projeto – uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, que vivenciaram vários casos de câncer em suas próprias famílias – é composto pela exposição fotográfica e palestras.
Lançado em 2006, já apresentou mais de 40 exposições e mais de 60 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo. “De Peito Aberto” já recebeu cerca de oito milhões de visitantes; aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o evento por meio da mídia e mais de 15 milhões de internautas foram impactados pelo projeto, pelas redes sociais.

As imagens da exposição retratam as histórias de mais de 50 mulheres e homens de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, com idades entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras” e “guerreiros” em cada momento do enfrentamento do câncer.


quinta-feira, 12 de março de 2015

Show Mulher de Lei chega a Aracati

O Projeto “Mulher de Lei – pelo Enfrentamento à Violência Doméstica” foi lançado em 21 de agosto de 2009, com a 1ª edição do Show Mulher de Lei, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza, que um ano depois daria origem ao DVD Mulher de Lei, composto de 13 faixas, todas focadas na valorização da mulher, com ênfase na Lei Maria da Penha.

Idealizado por Tião Simpatia e Naná Jucá, o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Maria da Penha - IMP e a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher do Estado do Ceará - CEPAM, e tem como raio de ação o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, através da música e da literatura de cordel.
A Palestra/Show Mulher de Lei, já circulou por 18 municípios cearenses. A saber: Fortaleza, Sobral, Redenção, Barbalha, Tauá, Pacatuba, Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte, Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Guaiuba, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Limoeiro do Norte e Guaramiranga.

Agora é a vez de Aracati


Outras ações do Projeto.
1 - Show de lançamento do DVD Mulher de Lei em 16 de março 2011 no Centro Dragão do Mar
2 - Lançamento do Livro Ilustrado “A Lei Maria da Penha em Cordel” em 06 de dezembro de 2011, na Livraria Cultura em Fortaleza.
3 - Apresentação do Show Mulher de Lei para ONU Brasil, em Brasília, dia 10 de dezembro de 2013, por ocasião do encerramento do Dia Internacional dos Direitos Humanos e o lançamento da música Joy, composta pela RED de artistas ÚNETE-ONU, da qual Tião Simpatia faz parte. 
4 - Apresentação da Palestra/Show Mulher de Lei em municípios do Estado de Mato Grosso durante em 2013 e 2014, numa parceria entre o Instituto Maria da Penha e Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres do Estado.
5 – Apresentação da Lei Maria da Penha em Cordel em 47 escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, durante o 2º Semestre de 2014.

Ficha Técnica
Apresentação do Show: Tião Simpatia e Banda
Produtor musical: Luiz Orsano
Produção excuva : Naná Jucá – Instituto Maria da Penha

Realização: Instituto Maria da Penha-IMP e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulher do Ceará – CEPAM.  

domingo, 8 de março de 2015

Quem Ama Abraça - "Momentos" Tião e Naná

Música: Quem Ama Abraça - Gabriel Moura e Rogê
Versão do Show Mulher de Lei - Tião Simpatia

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Tião Simpatia na Inauguração da Casa da Mulher Brasileira

O Cantor, compositor e arte educador cearense, Tião Simpatia se apresentou na Inauguração da 1ª Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande-MS, dia 3 de fevereiro próximo passado.


Na ocasião o artista presenteou a Presidenta Dilma com um exemplar da “Lei Maria da Penha em Cordel”, de sua autoria, cuja obra foi criada a partir dos principais artigos da Lei Maria da Penha, e hoje é usada em todo o Brasil como ferramenta pedagógica no Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Aqui está o registro 
                                                            Veja o vídeo da apresentação