Violência Doméstica - Quebre esse ciclo


Get 
Adobe Flash player

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

16 Dias de Ativismo - Tião Simpatia faz show em Guaramiranga


A campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres” chega ao Maciço de Baturité. Na próxima segunda-feira, 24, às 19 horas, o movimento acontecerá em Guaramiranga, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz. A programação inclui palestra com a defensora pública e Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará– CEPAM, do Gabinete do Governador, Dra. Mônica Barroso, que faz um diagnóstico da violência doméstica no Ceará e fala das políticas públicas que o Estado vem criando para enfrentar o problema. Em seguida, haverá show do cantor, compositor e arte educador Tião Simpatia, autor do cordel e da música alusiva à Lei Maria da Penha e ainda do DVD intitulado Mulher de Lei. A campanha é promovida pela CEPAM com a realização a cargo do Instituto Maria da Penha – IMP, e conta com o apoio da Coelce e Prefeitura Municipal de Guaramiranga, por meio das Secretarias de Cultura e Ação Social.


Saiba mais: A campanha dos 16 dias de Ativismo tem sua origem no primeiro Instituto Global de Liderança das Mulheres, patrocinado pelo Centro pela Liderança das Mulheres (CWGL) na Universidade de Rutgers, localizada nos Estados Unidos, 1991. Atualmente, acontece em 159 países, no período de 25 de novembro (Dia Internacional da Não-violência contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra as mulheres e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. A programação é vasta e intensa, englobando palestras, debates, seminários, vigílias, rodas de conversas, atividades artísticas e culturais, dentre outras ações.

A palestrante Mônica Barroso é bastante conhecida nos movimentos sociais, de modo especial entre aqueles que atuam na defesa da mulher cearense. Desde o início do trabalho como Defensora Pública, sua atuação é voltada para a mulher. De lá para cá, já são mais de duas décadas, e, a cada dia, a presença dela nessa luta é mais ativa e imprescindível na busca por justiça e em defesa dos direitos da mulher no Ceará.

O Poeta Popular Tião Simpatia é parceiro incondicional dos engajados nesta luta. E, através do cordel e da música alusivos à Lei Maria da Penha, bem como do DVD Mulher de Lei, contribui para o enfrentamento à violência contra as mulheres. As faixas do DVD são direcionadas aos temas do universo feminino e algumas com foco exclusivo ao campo de luta de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima da violência doméstica e familiar, e sua trajetória até a implementação da Lei Federal 11.340/2006, que tenta coibir esse tipo de violência e que leva o seu nome.

O DVD integra o projeto Tião Simpatia no show Mulher de Lei, que está em consonância com a Campanha Global ÚNETE – do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon “para por um fim à violência contra as mulheres”. Tião é artista representante da campanha no Brasil. O projeto, em forma de Palestra/show, já passou por 16 municípios cearenses: Fortaleza (2 shows) Sobral, Redenção, Tauá, Barbalha, Pacatuba, Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante (2 shows), Maranguape, Eusébio, Itaitinga, Aquiraz, Limoeiro do Norte.
Guaramiranga é o 17º município cearense a receber o projeto.  Mais 10 shows estão previstos para o interior do Ceará até o fim deste ano.

Confira as datas que fazem parte do calendário da campanha dos 16 dias de Ativismo

20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
Instituído em 1978, o Dia Nacional da Consciência Negra lembra a inserção do Negro na sociedade brasileira e sua luta contra a escravidão. A data evoca 20 de novembro de 1695, dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra ao escravagismo e da luta pela liberdade.

25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
Homenagem às irmãs Mirabal, opositoras da ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana. Minerva, Pátria e Maria Tereza, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas no dia 25 de novembro de 1960.

1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS
No dia 1º de dezembro, o mundo se mobilizar para promover ações de combate à AIDS.
No Brasil, o Ministério da Saúde promove a Campanha do Dia Mundial de luta contra a AIDS, que busca estimular a prevenção e diminuir a disseminação do Vírus HIV. Estatísticas indicam crescimento significativo e preocupante de casos de mulheres contaminadas, inclusive no Brasil, fato que levou o governo brasileiro a lançar o Plano de Enfrentamento da Feminizarão da AIDS e outras DST.

6 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
Quatorze estudantes da Escola Politécnicas de Montreal foram assassinadas no dia 6 de dezembro de 1989. O massacre tornou-se símbolo da injustiça e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, a partir de 2007, esse é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Lei Nº 11.489, de 20/6/2007).

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. A data lembra que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos. 

Histórico Projeto Mulher de Lei

O Projeto “Mulher de Lei – pelo Enfrentamento à Violência Doméstica” foi lançado em 21 de agosto de 2009, com a 1ª edição do Show Mulher de Lei, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza, que um ano depois daria origem ao DVD Mulher de Lei, composto de 13 faixas, todas focadas na valorização da mulher, com ênfase na Lei Maria da Penha.

Idealizado por Tião Simpatia e Naná Jucá, o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Maria da Penha - IMP e a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher do Estado do Ceará - CEPAM, e tem como raio de ação o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, através da música e da literatura de cordel.

A Palestra/Show Mulher de Lei, já circulou por 16 municípios cearenses. A saber: Fortaleza, Sobral, Redenção, Barbalha, Tauá, Pacatuba, Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Eusébio, Itaitinga, Aquiraz, Limoeiro do Norte.
Nesta segunda-feira, 24, é a vez de Guaramiranga, receber a Palestra/Show Mulher de Lei.

Outras ações do Projeto.
1 - Show de lançamento do DVD Mulher de Lei em 16 de março 2011 no Centro Dragão do Mar
2 - Lançamento do Livro Ilustrado “A Lei Maria da Penha em Cordel” em 06 de dezembro de 2011, na Livraria Cultura em Fortaleza.
3 - Apresentação do Show Mulher de Lei para ONU Brasil, em Brasília, dia 10 de dezembro de 2013, por ocasião do encerramento do Dia Internacional dos Direitos Humanos e o lançamento da música Joy, composta pela RED de artistas ÚNETE-ONU, da qual Tião Simpatia faz parte. 
4 - Apresentação da Palestra/Show Mulher de Lei em municípios do Estado de Mato Grosso durante em 2013 e 2014, numa parceria entre o Instituto Maria da Penha e Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres do Estado.
5 – Apresentação da Lei Maria da Penha em Cordel em 47 escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, durante o 2º Semestre de 2014.

Formação atual da banda
Luiz Orsano – bateria
Jefferson Portela – Percussão
Daniel Ferrer – Baixo
Rafael Magoo – Guitarra
Jair Dantas – Sanfona
Tião Simpatia – Voz e violão
Débora Queiros, Claudyane Guedes e Tiago Negão – Vocais

Ficha Técnica
Palestrante convidada: Mônica Barroso – Defensora Pública e Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Ceará – Gabinete do Governador.
Técnico de som e Iluminação: Clebert Helau
Registro de audiovisual: Gabriel Lajes/Yago Holanda
Produção musical: Luiz Orsano
Produção executiva: Naná Jucá – Instituto Maria da Penha
Realização: Instituto Maria da Penha-IMP e Coordenadoria Políticas Públicas para Mulheres do Ceará - CEPAM
 Apoio: Coelce e Prefeitura Municipal de Guaramiranga

 Patrocínio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 

Confira a nova versão da música "Quem Ama Abraça", feita exclusivamente para o Show Mulher de Lei: http://palcomp3.com/cantortiaosimpatia/quem-ama-abraca-versao-show-mulher-de-lei/
Visite o site da campanha: www.quemamaabraca.org.br

terça-feira, 4 de novembro de 2014

NINAH JO LANÇA CD NA CAPITAL ALENCARINA

Para um trabalho de divulgação de seu novo disco "Caminhos de Mim" quem está em Fortaleza desde ontem é a cantora Ninah Jo
uma das grandes vozes femininas da Música Popular Brasileira atual.

Na cidade, ontem, hoje e amanhã (quarta), Ninah Jo visita veículos de comunicação da cidade ( Rádios, Jornais, Tvs e Portais e Blogs )quando
fala de seu novo disco que acaba de sair e que tem como primeira faixa de trabalho a belíssima composição "Caminhos de Mim " composta
por Dudu Falcão um dos grandes letristas do Brasil. "Caminhos de Mim" inclusive dá titulo ao CD da cantora.

Caminhos de Mim tem recebido rasgados elogios por parte da imprensa e de grandes artistas e compositores brasileiros. Caso queiram ver
e ouvir a música de Ninah Jo aqui vai o link da mesma no You Tube:
 https://www.youtube.com/watch?v=fC3-wbXDPYk


Música: "Caminhos de Mim" 
"Caminhos de Mim" ( Dudu Falcão)
Música que dá título ao Cd da cantora Ninah Jo.
Ficha Técnica:
Concepção: Ninah Jo
Arranjo: Pedro Braga
Violões / teclados e loops : Pedro Braga
Baixo: Alexandre Cavallo
Bateria: Christiano Galvão
Cello: Iura Ranevski




Release do cd “Caminhos de Mim” de Ninah Jo
TODOS OS MEUS CAMINHOS
Me afasto do cais e começo a minha viagem. Navego nos acordes de “Renascer” e me perco entre as teclas de um piano em plena meditação. Não sei se os cisnes cantam, mas Ninah me faz lembrar um cisne bailando em noite de lua. Meu barco continua a flutuar em sua voz. De repente ancoro em outra mansidão e mais uma vez navego na emoção de “Vera Cruz/O Que Foi Feito de Vera” e a vida agora cabe na palma da minha paixão. É pura poesia em melodia. Já não sei se navego ou voo, só sei que ando sob o céu de Ninah e aprendo “Como Sonhar-me” e me perco nas cordilheiras da música como um condor nos Andes. E nessa viagem de estrada sem fim, a música toma conta do meu coração e de repente trilho os “Caminhos de Mim” perdido entre estrelas cadentes penduradas na partitura da vida. Ah! Ninah, por que só conhece a liberdade quem conhece uma prisão? Acho que por isso teimo em cantar a vida, mesmo que o poema seja um bandoneon chorando um poema entre “Dolores sin Soledad” e minha alma acredita que no meu peito americano o coração transborda em amor e lágrimas. E anoitece em meu poema. À média luz, sou as mesas e as cadeiras de um “Cabaré” escondido por entre os muros de uma rua escura da alma. E o meu poema vira um estranho cordel, “Meu Cordel”, onde sangro, choro, sofro, faço jus à dor e mesmo assim, descubro que o meu dom é o som da luz de Deus, a luz que que vem da voz de Ninah, que mesmo quando parece lamento de cruz, canta que nem rouxinol do sertão. Minha viagem continua. Já passei pelo mar, pelo deserto, pelo sertão da vida. Agora a moça enxuga as lágrimas do cordel e se veste de menina. Passa batom, põe seu melhor vestido e mostra que a “Mãe de Menina” se reconhece na menina que canta a sua sina. A menina solta a voz sem medo. Seu canto é grito de coração, é a primeira metade de eternidade sem fim dentro de mim e eu me perco nos seus “Olhos de Nunca Mais” como se a música fosse eterna. E mesmo que a canção muitas vezes seja solitária como um “Leopardo” lutando contra seus fantasmas, há um outro lado mais forte, que sabe remar contra a maré, uma “Fruta-Mulher”, que soube amadurecer o seu canto guerreiro e vive por aí, doida varrida de tanto cantar, voando sobre o mundo como um “Urubu- Mestre do Voo” em dia de sol, sem medo de enfrentar as tempestades do tempo. Ah, Ninah! Como eu amo teu canto! Eu quero sempre um quilo mais daquilo, é disso que eu preciso. Quando te ouço, “Eu Quero Botar Meu Bloco na Rua”, porque teu canto me faz feliz, hoje, sempre e “Amanhã”, para sempre, a luminosidade há de imperar, porque enquanto houver teu canto em minha vida, o dia vai raiar e será pleno.

Marco Duailibe

Contatos:
(21) 99165-8165
ninahjovoz@yahoo.com.br